Tratamento acústico: tudo que você precisa saber | Amplitude Soluções Acústicas LTDA
Tratamento acústico: tudo que você precisa saber
Seja ele obrigatório ou facultativo, o tratamento acústico sempre traz vantagens. Saiba tudo sobre a solução, os melhores materiais e as vantagens de adotá-la.
Ansiedade, nervosismo, insônia, hipertensão e até mesmo impotência sexual. Além da perda auditiva, todos esses problemas de saúde também podem ser causados pelo excesso de ruído. Até mesmo sons comuns, como os do trânsito, podem ser prejudiciais quando a exposição a eles for prolongada.
O problema é que a exposição ao barulho nem sempre pode ser evitada. Operários que trabalham com equipamentos ruidosos e até mesmo garçons são expostos cotidianamente ao ruído durante as suas atividades laborais. Há, assim, um alto risco de comprometimento da saúde. Ele, entretanto, pode ser evitado por meio do tratamento acústico.
O que é tratamento acústico?
O tratamento acústico é uma solução que tem a finalidade de melhorar a qualidade sonora de determinado espaço. Isto é, diminuir – e, em alguns casos, até mesmo barrar – a difusão das ondas sonoras. Pode ser aplicado nos mais diversos espaços, desde indústrias a residências.
Por que fazer tratamento acústico?
Ainda que diversas pesquisas mostrem os prejuízos que o excesso de ruído traz à saúde e ao conforto ambiental, ainda há quem pense que o tratamento acústico é algo dispensável. Embora ele nem sempre seja obrigatório, há diversas situações nas quais é fortemente recomendado. Confira algumas de suas vantagens a seguir:
O tratamento acústico melhora o conforto ambiental
O tratamento acústico costuma ser relacionado a locais como indústrias e estúdios musicais. Entretanto, há outros estabelecimentos que podem usufruir do maior conforto ambiental proporcionado pela solução.
Esse é o caso de bares e restaurantes, especialmente aqueles que funcionam em espaços totalmente fechados. É possível implementar soluções para reduzir a propagação do ruído no local, incrementando, assim, o conforto ambiental. Esse também é o caso de hospitais, que, além do conforto, prezam pela privacidade dos pacientes.
O tratamento acústico é obrigatório para algumas empresas
Há determinadas situações nas quais o responsável por determinado ambiente é legalmente obrigado a investir em soluções de tratamento acústico. Esse é o caso de casas noturnas, estúdios musicais, indústrias, entre outros. Se não forem tomadas medidas para garantir a não propagação do ruído, o estabelecimento pode ser fechado, e, os proprietários, responsabilizados juridicamente.
O tratamento acústico pode reduzir o passivo trabalhista do seu negócio
O excesso de ruído é a raiz de diversas doenças ocupacionais. Caso um trabalhador comprove que adoeceu devido à exposição desprotegida ao barulho dentro de seu espaço laboral, ele poderá processar o empregador. Conquanto significativo, o passivo trabalhista pode ser evitado por meio do tratamento acústico.
Além da redução do passivo laboral, ambientes que recebem soluções de tratamento acústico se destacam em relação ao conforto. Trata-se de um diferencial importante para um espaço de trabalho, podendo aumentar a produtividade da equipe e até mesmo a rentabilidade do estabelecimento.
Quais são os melhores materiais de tratamento acústico?
Todo e qualquer projeto de tratamento acústico requer o acompanhamento de um profissional especializado. Ele analisará a estrutura do espaço a receber a solução, bem como o tipo de ruído que será produzido ali. Apenas após esses estudos ele estará apto a propor os melhores materiais. Entre os insumos mais usados, estão:
Lãs de rocha e de vidro para tratamento acústico
As lãs de rocha e de vidro estão entre os materiais mais comuns em projetos de tratamento acústico. Versáteis, elas podem ser usadas em diversos ambientes, desde estabelecimentos comerciais até residências, e podem ser aplicadas nas paredes e no teto.
Além de úteis para o tratamento acústico, as lãs de rocha e de vidro oferecem outros benefícios, como o fato de não serem combustíveis – ou seja, em caso de incêndio, elas não propagarão as chamas.
Revestimento acústico Amplisound
Além das lãs de rocha e de vidro, o revestimento acústico Amplisound é outra solução de tratamento acústico disponível no mercado. Ele consiste em um conjunto de placas de lã mineral que, assim como as lãs, podem ser instaladas no teto e nas paredes. Elas, por sua vez, são fixadas por meio de perfis de aço galvanizados e dobrados. O material é totalmente incombustível, ajudando a evitar incêndios.
Espuma acústica
A espuma é uma das soluções de tratamento acústico mais usadas em empresas. Trata-se de um absorvedor sonoro que adequa a reverberação do som e minimiza o barulho indesejável.
Uma das principais vantagens oferecidas pela espuma acústica é a simplicidade da instalação. Não é preciso promover intervenções estruturais no espaço, uma vez que o material atua como acabamento. Isso favorece o seu uso em locais como call centers, restaurantes e até salas de home theater.
Tratamento acústico baffles
Grandes espaços industriais, nos quais há um grande número de equipamentos ruidosos, requerem um tratamento acústico especial. Os baffles amblaff são a melhor solução para esses locais. Consiste em painéis de lã mineral projetados e fabricados para reduzir o Nível de Pressão Sonora do ambiente, evitando, assim, o barulho excessivo.
Clientes Atendidos
Projetos Acústicos