× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3379-2258
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    Trabalhando para seu conforto acústico. Solicite um orçamento!

    CABINE ACÚSTICA

    ATENDEMOS TODO O BRASIL

    Proteja os funcionários da sua empresa com a cabine acústica e as melhores soluções de tratamento e isolamento acústico disponíveis, garantindo sua saúde e aumento da produtividade de acordo com as normas técnicas.

    Entre em contato conosco, esclareça suas dúvidas e solicite um orçamento sem compromisso.

    Estamos à sua disposição!   

    SOLICITAR ORÇAMENTO

      Trabalhando para seu conforto acústico. Solicite um orçamento!

      O que é cabine acústica?

      Entre as principais opções existentes para o isolamento acústico nos mais diversos ambientes, uma das mais eficazes é a cabine acústica, uma estrutura fechada que objetiva criar uma barreira para sons e ruídos entre um local interno e sua área externa. 

      Se um trabalhador precisa operar um equipamento barulhento, o enclausuramento de máquinas não é viável devido à sua estrutura (é feita de materiais acústicos especiais) e função. 

      Por essa razão, o mais adequado é investir na cabina, ideal para operadores de máquinas e afins. Inclusive, esse recurso possibilita o isolamento não apenas de pessoas, mas também de equipamentos. 

      Por que usar cabine acústica?

      Cabina-de-Proteção-Amplitude-Acústica
      Cabina-de-Proteção-Amplitude-Acústica

      A cabine é uma das principais soluções utilizadas para o confinamento sonoro, uma vez que isola fontes de ruído acima do limite estipulado pela legislação e suportáveis pelo ouvido humano. Além disso, impede que haja desconforto acústico para quem trabalha ou vive nas proximidades das indústrias.

      Outro ponto está relacionado aos requisitos solicitados pelos órgão fiscalizadores, que exigem um limite máximo de som em ambientes. Por isso, investir em soluções acústicas impede que o barulho excessivo cause prejuízos aos operários, empresa e todas as pessoas que têm relacionamento direto ou indireto com as indústrias.

      Inclusive, a cabine garante isolamento e é projetada de acordo com a necessidade de cada empresa, considerando o espectro sonoro gerado pela máquina e o nível de ruído desejado no lado externo da mesma.

      Importância técnica da cabine acústica

      A Norma Regulamentadora nº 15 estabelecida pela Portaria do Ministério do Trabalho nº 3.214/1978 define que há um limite para a exposição a ruído contínuo, proporcional à intensidade e período. Para ambientes industriais, a tolerância varia de 85 (dB) por até 8h a 100 (dB) por até 1h.

      Além disso, empresas que estejam instaladas próximas a áreas residenciais devem respeitar os mesmos limites, uma vez que caso isso não ocorra, os moradores incomodados podem recorrer a órgãos fiscalizadores. Assim, podem ser geradas advertências e multas. 

      Isso ocorre, pois visando o bem-estar de todos, órgãos como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) vêm estabelecendo padrões de confortabilidade acústica e controle da poluição sonora para preservação da saúde do ser humano e  integridade do meio ambiente.

      Benefícios do uso da cabine acústica

      Aumenta a produtividade

      A saúde dos funcionários que precisam lidar com ambientes muito barulhentos pode ser afetada drasticamente, afetando sua produtividade. Isso ocorre, pois quando o organismo é exposto por mais de 8 horas a um valor maior do que 55 (dB) – decibel é uma das medidas mais utilizadas para avaliar a intensidade das ondas sonoras em uma escala numérica – sofre alterações em suas funções cognitivas. 

      Assim, ao ser criado um ambiente que oferece conforto acústico, problemas são evitados e a produtividade é melhorada.

      Reduz problemas de saúde oriundos de sons

      Ruídos e reverberação podem acarretar em distúrbios e doenças em médio e longo prazo, como:

      • ansiedade;
      • depressão;
      • insônia;
      • enxaqueca;
      • problemas de audição;
      • falta de concentração;
      • dores de cabeça (cefaleia);
      • alterações na pressão arterial;
      • vertigens;
      • zumbido;
      • intolerância a sons intensos;
      • problemas digestivos;
      • enjoos;
      • desequilíbrio hormonal;
      • problemas cardiovasculares (em casos de pessoas que já tenham predisposição)
      • irritabilidade.

      Isso ocorre, pois a exposição a 85 decibéis por mais de 8h pode provocar o que é conhecido como Pair (Perda Auditiva Induzida por Ruído). Assim, o contato brusco com ruído intenso por muitas horas pode resultar em trauma acústico, que provoca lesão temporária ou definitiva em diversas estruturas do ouvido.

      Reduz o estresse

      A irritação e o estresse aliados à produção em excesso dos hormônios corticosteróides e adrenocorticotróficos pode resultar, inclusive, em casos de infarto. Por esse motivo, ao serem usadas cabines, o esgotamento mental é evitado, já que possibilita que o funcionário trabalhe próximo a máquinas barulhentas em um ambiente adequado e cômodo.

      Locais que usam a cabine acústica

      A cabina é utilizada principalmente em indústrias, mas pode ser instalada em residências, comércio, ou em:

      • estúdios;
      • salas de ensaios musicais;
      • salas com equipamentos;
      • salas de dublagem;
      • salas de controle;
      • salas de bombeamento.

      Também pode ser colocada em quaisquer ambientes que exigem isolamento acústico e ser feita sob medida, como as cabinas audiométricas.

      O que são cabines audiométrias?

      Cabines Acústicas para Máquinas em Geral para Isolamento Acústico
      Cabines Acústicas para Máquinas em Geral para Isolamento Acústico

      As cabines audiométricas são usadas para ajudar no diagnóstico de problemas auditivos, pois apresentam resultados precisos, indispensáveis para a eficiência de tratamentos. Por isso, a escolha dos materiais na sua fabricação é essencial para garantir o melhor isolamento acústico.

      Assim, para realizar o exame, o paciente precisa estar completamente isolado acusticamente para que sua capacidade auditiva seja testada, sendo usada em clínicas e hospitais.

      E para a realização de testes audiométricos, é preciso que haja a redução das interferências e ruídos externos, além da garantia de interatividade entre o profissional e o paciente. 

      Por isso, devem ser feitas com materiais resistentes e eficientes como aço, fibra, espuma acústica e MDF (o isolamento acústico é diferente para cada um desses materiais). Também devem conter visor e porta acústica para entrada e saída do paciente, além de comunicação com o profissional.

      Cabine acústica para indústrias

      O excesso de ruído nas indústrias pode estar relacionado aos motores das máquinas ou à falta de manutenção e lubrificação dos equipamentos. Assim, para cada necessidade e ambiente, é recomendado um tipo específico de cabine.

      Além disso, soluções acústicas industriais como as cabinas otimizam produção e facilitam logística das máquinas no parque fabril, uma vez que são capazes de isolar até 50 dB (A).

      Tipos de máquinas

      As cabines acústicas industriais podem ser usadas em diversos equipamentos, como:

      • Compressores;
      • Exaustores;
      • Trançadeiras
      • Prensas;
      • Grupos geradores;
      • Fornos;
      • Moinhos;
      • Máquinas operatrizes;
      • Recravadeiras;
      • Trefiladeiras.

      Também podem ser fabricadas para atender a outras especificações de projeto de máquinas em geral: são utilizadas para confinar o som de equipamentos com ruídos significativamente altos, possuindo painéis acústicos de acordo com a necessidade de isolamento.

      Cabine acústica para operadores

      Indicada para áreas da indústria bastante ruidosas, a cabine acústica para operadores de áreas fabris é utilizada em pontos estratégicos de fábricas para proteger os funcionários, podendo serem movidas de local, se necessário.

      E para facilitar seu uso, esse tipo deve conter portas de acesso rápido e visores acústicos em todo o seu perímetro, permitindo visualização ampla de todo ambiente.

      Além disso, é necessário que os materiais utilizados sejam de alta qualidade para proporcionar melhores resultados quanto ao isolamento acústico. E as estruturas metálicas são confeccionadas com painéis acústicos modulares de fechamento lateral e teto em aço carbono, galvanizado ou inox, que são materiais que proporcionam um bom isolamento de ruídos.

      Cabine acústica para geradores de energia

      Ainda de acordo com referências em engenharia acústica, uma das melhores alternativas para isolar o som de grupo gerador é a cabine acústica, que pode ser fabricada sob medida para enclausurar o equipamento. Trata-se de uma solução efetiva para obter um alto grau de isolamento sem comprometer a operação e manutenção dos geradores, podendo ser içadas ou acoplada ao grupo, já que possui chapa expandida e pintura epóxi.

      Inclusive, é importante ressaltar que a cabine acústica é portátil e desmontável, o que permite sua relocação sempre que seja necessário mudar a ambientação do gerador. Além disso, possui sistema de ventilação forçada ou passiva, o que garante o bom funcionamento e preservação do equipamento.

      No entanto, para assegurar todos esses diferenciais de qualidade, é fundamental que a cabine acústica seja desenvolvida com as principais especificações e soluções acústicas para bloqueio de barulho a nível industrial. 

      Dessa forma, esse tipo de projeto deve ser fabricado de maneira customizada para atender não só as necessidade de redução de ruídos, mas também de segurança, acessibilidade e manutenção.

      Como é feita a cabine acústica?

      A  Cabine Acústica é composta por painéis acústicos metálicos revestidos por materiais fonoabsorventes em chapas galvanizadas. Além disso, é antichamas, suas portas podem possuir 1 ou 2 folhas e seus visores podem ser tanto acústicos quanto atenuadores, dependendo do volume do ruído e necessidade de isolamento sonoro.

      Inclusive, sua estrutura e seus painéis acústicos são formados por aço carbono e possuem um suporte de sustentação. Isso ocorre, pois é preciso usar materiais com resistência e isolação proporcional à massa, visto que, quando maior é a sua massa, maior é sua capacidade.

      Construa sua cabine acústica sob medida

      A estrutura da cabine é versátil e pode ser definida a partir do ambiente a ser instalado, dos equipamentos que serão isolados e de acordo com o objetivo acústico do projeto. Por isso, alguns fatores são considerados na construção, como:

      • Necessidade de visualização externa (o que determina o tamanho do visor acústico);
      • Necessidade de ventilação;
      • Nível de isolamento acústico necessário;
      • Tamanho do espaço interno.

      Outros pontos como materiais e mão de obra também deve ser analisados e escolhidos de forma ideal para não comprometer o resultado da cabine. Em algumas situações em que a exigência não é tão grande, é possível diminuir a incidência de barulho em um determinado ambiente com “cabines caseiras” que podem ser feitas a base de MDF e lambri. 

      Também é possível adicionar lã de vidro ou de rocha entre as paredes para permitir o isolamento máximo do som exterior. Por possuir alto índice de absorção acústica, o material chega a ser utilizado na construção civil e em indústrias. 

      E para melhorar ainda mais o isolamento, incluir espuma acústica no revestimento da cabine ajuda a barrar a interferência externa do barulho. Lembramos que é muito importante contratar uma empresa com anos de experiência em isolamento acústico, para um serviço de excelente qualidade.

      Diferença entre cabine e cabina acústica

      Cabine ou cabina são termos equivalentes utilizados para denominar um compartimento limitado que pode ser usado para diversos fins. Entretanto, no Brasil , cabine é mais frequentemente aplicada.

      Solicite um Orçamento

      Portanto, se você busca por serviços de isolamento e Cabine Acústica para indústrias, hospitais, estúdios de música e comércios, conte com a Amplitude Acústica.

      Além disso, entre em contato conosco, esclareça suas dúvidas e solicite um orçamento sem qualquer tipo de compromisso.  Estamos à sua disposição.

      (41) 3379-2258
      (41) 99267-5248

      Formulário de Contato

        Trabalhando para seu conforto acústico. Solicite um orçamento!