Quando usar exaustor axial? | Amplitude Soluções Acústicas LTDA
Quando usar exaustor axial?
Amplamente utilizado em diversos tipos de ambientes, o exaustor axial é um recurso que interfere diretamente na circulação de ar. Entretanto, é comum surgirem dúvidas sobre quando seu uso é recomendado, tendo em vista a variedade de modelos encontrados no mercado. Por essa razão, neste post esclarecemos mais sobre o assunto. Confira!
Quando usar?
O exaustor axial é responsável pela exaustão de ar, sendo indicado para ambientes fechados que contenham calor e quaisquer substâncias ou componentes que precisam ser dissipados. Por isso, é comumente utilizado em:
- fábricas;
- bares;
- restaurantes;
- lojas;
- cozinhas.
E entre os principais materiais utilizados para sua fabricação, estão:
- aço (carbono);
- PP;
- PVC;
O alumínio e o polipropileno também são muito comuns na produção de hélices, que exigem resistência, durabilidade e leveza.
Por que usar?
A circulação de ar em locais fechados é extremamente importante quando há aglomeração de pessoas, produção de fumaça ou temperatura ambiente alta, independente do tamanho do espaço. Assim, ao usar o exaustor axial, é possível:
- evitar a proliferação de doenças;
- reduzir a temperatura ambiente;
- ajudar no resfriamento de máquinas;
- aumentar o conforto térmico;
- reduzir o consumo de energia;
- aumentar o bem estar de funcionários e clientes.
Inclusive, possui um bom custo-benefício em relação a outros climatizadores, e suas vantagens beneficiam tanto ambientes comerciais quanto industriais.
Principais tipos
Exaustores possuem várias versões (cada uma indicada de acordo com a necessidade). E entre os mais usados, estão:
- de transmissão, indicados para circulação de ar com temperatura alta ou que apresenta muitos resíduos, podendo ser de aço (inoxidável ou não) e PRFV;
- de parede; faz a exaustão de ar quente, fumaça, gases ou odores, sendo resistente a corrosão;
- de telhado; leves e altamente resistentes, também são indicados para locais com produção de ar quente ou contaminado que não seja corrosivo;
- para gases corrosivos, um dos tipo mais resistentes, são usados principalmente em fluxos de ar corrosivos, tendo ótimo custo-benefício;
- transportáveis, ao contrário dos outros exaustores, essa opção não é fixada em estruturas. Assim, são facilmente transportados, tendo melhor desempenho em bocas de fornos, por exemplo;
- à prova de explosão, o mais resistente entre todos os tipos, é muito utilizado para exaurir substâncias inflamáveis, vapor, ar quente e poeira.
Entretanto, para a escolha correta, é necessário buscar empresas confiáveis, como a Amplitude Acústica, referência em isolamento acústico.
Exaustor axial X exaustor centrífugo
Um outro tipo muito usado em locais com pouca circulação de ar é o exaustor centrífugo, que pode trazer dúvidas. A diferença entre ambos está tanto na estrutura quanto na funcionalidade: enquanto o centrífugo tem maior pressão, pouco fluxo e é ideal para canos, o axial possui menor pressão e maior fluxo.
Conclusão
É inegável a importância do exaustor para qualquer tipo de local fechado, pois além de renovar o ambiente, possibilita que o bem estar de pessoas e máquinas sejam preservados. Assim, ao optar por seu uso, é preciso priorizar materiais de qualidade e contar com uma equipe competente para garantir que o projeto cumpra as necessidades do espaço. Então, se você busca exaustor axial para indústria, a Amplitude Acústica é a melhor opção. E além de atender todo o Brasil, trabalha apenas com as opções mais confiáveis do mercado.
Clientes Atendidos
Projetos Acústicos