O conforto acústico é essencial para o meio comercial. Os incômodos trazidos pelo ruído para clientes e servidores podem gerar adversidades desagradáveis, chegando ao ponto de desestimular que negócios sejam concretizados.
Por outro lado, trabalhadores e colaboradores geralmente são os mais prejudicados em situações em que o ambiente não esteja adequado às normas de conforto acústico. Com efeito, há normas técnicas que disciplinam essas condições em prol das condições de saúde dos trabalhadores.
Porém, claramente nem todos os ambientes comerciais estão adaptados às necessidades cotidianas de conforto acústico. Nesses casos, o revestimento acústico para parede pode ser uma adaptação muito bem-vinda. Esse tipo de melhoria pode variar conforme o tipo de estabelecimento comercial e suas demandas específicas.
Revestimento acústico para paredes nas indústrias
O ambiente industrial pode variar muito de um negócio para outro, pois os ramos produtivos podem ter características muito heterogêneas. Para todas elas, a norma NBR 10152 da ABNT serve de parâmetro para medição de pressão sonora.
Embora a norma prescreva a intensidade sonora ideal de 45 decibéis para o ambiente de trabalho, muitas indústrias pesadas podem atingir altos níveis de ruído, passando dos 100 decibéis.
O controle de ruídos em indústrias pode ser administrado não apenas com revestimento acústico para parede, mas também com outras estratégias acústicas. Além da proteção laboral individual, as adaptações do ambiente são muito relevantes para esse contexto.
As barreiras físicas são atributos comuns para o controle industrial de ruído. Portas e janelas acústicas enquadram-se nessa categoria. Quando o assunto é revestimento acústico para parede, lã de rocha
Paredes grossas são uma constante em indústrias. Quando não são suficientes para conter a propagação sonora, paredes duplas podem ser erigidas em muitos casos. A retenção de ruído costuma ser de 5 a 10 decibéis para esse tipo de solução.
Isolamento acústico para paredes em imóveis comerciais
Em imóveis comerciais que não sejam indústrias, a tendência é que as paredes sejam mais finas. Com efeito, as normas técnicas que parametrizam ambiente para potencializar o conforto acústico vêm sendo implementadas desde os anos 70.
Recentemente, normas de conforto ambiental para imóveis são muito mais específicas e incluem níveis mínimas de adaptações térmica e acústica. Nesse contexto, imóveis mais antigos podem se beneficiar de revestimentos acústicos de paredes para alcançar esses patamares técnicos.
Espumas acústicas são opções comuns para revestimento acústico de paredes em ambientes comerciais, pois não exigem preparações prévias da superfície e desempenham a função acessória de acabamento final. Outra alternativa pode ser a lã de vidro, também bastante resistente.
A solução do drywall para o revestimento acústico para parede
Por fim, as paredes de drywall possibilitam ter grande retenção de ruídos sem engrossar as delimitações entre ambientes num recinto. As estruturas de drywall são compostas de aço galvanizado e cercado por chapas de gesso acartonado em ambos os lados.
Com espessuras variando entre 73 e 115 milímetros, esse tipo de parede pode ser uma alternativa interessante para compor um ambiente confortável sem abrir mão de espaço.