Principais materiais de isolamento acústico e seus diferentes tipos e aplicações | Amplitude Soluções Acústicas LTDA
Principais materiais de isolamento acústico e seus diferentes tipos e aplicações
O isolamento acústico é uma forma de minimizar a transmissão de sons de uma área para outra ou controlar o ruído dentro de um espaço. Para isso existem barreiras, materiais e sistemas de construção que absorvem ou contêm o barulho, dependendo das necessidades e requisitos do local a ser aplicado.
Por que controlar os ruídos é tão importante?
No mundo atual, o tratamento acústico tornou-se parte integrante das edificações modernas e tem sido usado em aplicações residenciais, comerciais, industriais, educacionais, entre outras, como solução para ruídos e sons incômodos.
O excesso de ruído é um problema cada vez mais sério para a saúde pública, sendo uma das principais causas da perda de concentração e do sono. Estudos médicos mostram que a exposição consistente ao barulho causa males à saúde, podendo resultar em ansiedade, estresse e até culminar em um ataque cardíaco.
Atividades de lazer, vizinhos, cães latindo, construções, indústria, automóveis – detenha estes ruídos antes que eles cheguem aos seus ouvidos. Adicionar materiais de isolamento acústico à sua residência ou escritório reduzirá o som que atravessa pontos de entrada fáceis, como janelas, portas e até paredes e pisos.
Principais materiais de isolamento acústico
Estes são os materiais de insonorização mais utilizados; cada categoria tem diferentes cenários de melhor uso. Cada um desses materiais acústicos se enquadra em categorias como absorção de som, isolamento de som, amortecimento de som e desacoplamento.
Espuma Acústica
O isolamento acústico de espuma ou comumente chamado de espuma de estúdio, geralmente é encontrado em rolos ou como painéis planos, em uma variedade de densidades, formas e espessuras. Usada em paredes como painéis, no teto como defletores ou nos cantos como armadilhas de graves, essa espuma ajuda principalmente a melhorar a qualidade do áudio em estúdios, salas de música, igrejas, escolas, restaurantes e centrais de telemarketing. A espuma acústica é um produto leve e não tóxico, que pode ser aplicado com muita facilidade.
Lã de rocha e lã de vidro
A diferença entre estes dois materiais é que a lã de rocha é feita com fibras minerais de rochas vulcânicas e a lã de vidro é feita a partir de vidro e areia. Especialmente no caso de teto, a lã de vidro é uma opção melhor do que as placas de isolamento rígido quando se trata de isolamento acústico. No entanto, você deve levar em consideração que o isolamento de fibra de vidro requer mais espaço livre. Este material também pode ser usado para pisos e paredes.
Tão versátil quanto a feita de rocha, a lã de vidro é muito mais leve, sendo o tipo mais utilizado pela facilidade de manuseio. O isolamento de lã de vidro é geralmente fornecido na forma de folhas flexíveis. Dessa forma, eles são fáceis de instalar e absorvem muitos sons.
LÃ DE PET
O interessante desse tipo de material é que ele é produzido a partir da reciclagem de garrafas plásticas, com forte apelo sustentável. Seu formato, densidade e dimensão são variáveis e geralmente são feitos sob medida, podendo ser adquirido em rolos ou painéis. Trata-se de um material resistente à umidade, com prova aceitável ao fogo e é mais leve que as outras lãs citadas acima. Por ser bastante versátil, a aplicação da lã de PET é indicada para indústrias, galpões, auditórios, residências, escritórios, comércios, hospitais, escolas, universidades e todos os tipos de projetos que prezem pela sustentabilidade. A lã de PET também tem bom desempenho térmico.
Drywall
O drywall à prova de som normalmente combina várias camadas de placas de gesso, juntamente com outros materiais, com o objetivo principal de aumentar sua densidade e massa para bloquear os ruídos de maneira eficaz. Para obter bons resultados em termos de insonorização, é importante escolher o drywall espesso em conjunto com alguns outros métodos de insonorização, como selantes e uma boa calafetagem, por exemplo.
Recentemente, uma variedade de produtos de drywall de bloqueio de som tornaram-se populares como meio de reduzir a transmissão de ruídos. Eles podem ser muito eficazes para adicionar isolamento acústico a paredes, onde não é prático usar outros métodos estruturais.
Piso de vinil
O piso vinílico, à base de PVC e alguns outros elementos, é um dos tipos de isolamento acústico ideal para escritórios, pois absorve melhor o ruído do que os pisos laminados. Uma das vantagens da sua utilização é que pode ser instalado sobre a cerâmica ou outros contrapisos, sendo uma ótima opção para reformas de ambientes corporativos. Além do piso de vinil proporcionar conforto acústico nas áreas de trânsito de pessoas, as fabricantes utilizam em sua composição aditivos para evitar a proliferação de bactérias e fungos.
Ainda sobre revestimentos para absorver ruídos de impacto em pisos, vale mencionar a borracha sintética, fabricada a partir de pneus reciclados, que também tem um forte apelo sustentável.
Fibra de coco e cortiça
Excelentes materiais naturais de insonorização, a fibra de coco e a cortiça (ou uma mistura de ambas) têm excelentes resultados na absorção de ondas de baixa frequência, dificilmente alcançados por outros materiais. A fibra de coco apresenta resistência e durabilidade cumprindo com as exigências técnicas do mercado. Além de ser um material versátil e indicado para isolamento térmico e acústico, utiliza uma matéria prima natural e renovável.
Já a cortiça é um material impermeável, composto por um design em forma de favo cheio de ar, feito apenas com a casca do sobreiro, ou seja, também é amiga do meio ambiente. Cada célula absorve as vibrações do som, impedindo que ruídos passem para um outro ambiente. A cortiça pode ser encontrada em painéis, pavimentos, pranchas e ladrilhos, para aplicação em paredes e pisos. E como é leve, é muito fácil de ser instalada.
Janelas à prova de som
Tipos especializados de janelas à prova de som usam o princípio de desacoplamento para reduzir o som que entra ou sai de uma sala onde está instalado. Essas janelas geralmente têm painéis de vidro grossos e uma camada de ar presa entre cada camada.
Portas à prova de som
Este é outro tipo de solução arquitetônica de isolamento acústico. Assim como as janelas à prova de som, as portas antirruídos são projetadas para usar o princípio de maior profundidade e massa, bem como desacoplamento para reduzir a transmissão de som.
Parafuso acústico
Uma das recentes inovações na área dos materiais de isolamento acústico é um parafuso capaz de reduzir a passagem de ruído através das paredes. O parafuso acústico possui uma mola – que é o segredo para impedir que as ondas sonoras avancem para a área externa. Quando o parafuso é usado para fixar uma barreira acústica, o ruído remanescente diminui em 50%.
Clientes Atendidos
Projetos Acústicos