Quando se busca implementar um isolamento acústico eficiente em um prédio ou recinto, é normal pensar nas paredes – e esquecer outras soluções, como a porta com isolamento acústico. Embora as paredes sejam importantes para o conforto acústico, também é necessário lembrar das aberturas, que são menos espessas.
Esquecer da acústica nas portas pode ser um erro terrível em construções nas quais se busca proporcionar uma acústica adequada. Portas constituídas de materiais muito leves podem acabar deixando passar ruídos em uma intensidade alta o suficiente para jogar pelo ralo o isolamento acústico aplicado nas paredes.
Além disso, ao tentar tornar as portas mais resistentes às ondas sonoras, muitas pessoas tentam instalar espuma ou outros materiais descartáveis – mas isso de nada adianta se a porta for leve demais ou tiver frestas. Para barrar a passagem de sons de maneira satisfatória, as portas precisam ser pesadas e maciças e não devem apresentar frestas.
As possibilidades de porta com isolamento acústico
A acústica em portas, portanto, é um assunto complexo e delicado. Por isso, existe as porta acústica, um recurso planejado exatamente para resolver o problema da passagem de ondas sonoras pelas aberturas nas construções.
As aberturas costumam representar uma deficiência no isolamento acústico dos recintos. Mesmo quando estão fechadas, não é raro que postas e janelas se transformem em um meio de entrada de ruídos desagradáveis para os moradores de um apartamento ou funcionários de um escritório.
As portas com isolamento acústico atendem a uma grande variedade de tipos de espaço. Podem ser instaladas no ambiente doméstico, mas, também, em indústrias e em estabelecimentos como casas noturnas, cinemas, restaurantes, escolas, hospitais, consultórios médicos, estúdios, shopping centers e hotéis, além de templos religiosos, salas de reuniões, teatros e auditórios.
Os benefícios da porta com isolamento acústico
Com a porta com isolamento acústico, é possível bloquear a passagem de ondas sonoras e, ao mesmo tempo, manter a função da porta – ou seja: permitir a entrada e saída de pessoas e objetos.
Dependendo das necessidades, é possível instalar portas com isolamento acústico de grandes dimensões – pelas quais possa ser efetuada a passagem de máquinas ou de grandes contingentes de pessoas.
O recurso é de extrema importância em estabelecimentos como casas noturnas. É preciso, obviamente, ter uma porta para que os frequentadores entrem e saiam. Porém, o som desses estabelecimentos tem grande potencial para perturbar a vizinhança. A porta com isolamento acústico pode ter um papel importante em reduzir a passagem de som do ambiente interno para o externo.
Já em hospitais e escolas, por exemplo, existe principalmente a necessidade contrária: de evitar que os ruídos do exterior se disseminem pelo ambiente interno e perturbem os pacientes e as aulas. A porta com isolamento acústico também auxilia nesse tipo de situação.
Isso vale para qualquer ambiente que exija silêncio – notadamente nas sedes de empresas, onde ocorre, rotineiramente, reuniões nas quais o barulho pode ser um fator de estresse e falta de concentração.
A composição da porta acústica
Vários materiais podem ser utilizados para fabricar a porta acústica. Um dos melhores modelos é o de madeira do tipo MDF com preenchimento de materiais acústicos de alta densidade. O preenchimento garante que a porta não terá frestas e, assim, torna o isolamento mais eficaz.
Outra opção são as portas fabricadas com painéis metálicos dobrados.
Dependendo das necessidades de cada projeto, podem ser acrescentadas camadas extra de vedação sonora no perímetro da porta acústica para reduzir ainda mais a passagem de ruídos.