× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3379-2258
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
Trabalhando para seu conforto acústico. Solicite um orçamento!

O que é reverberação?

Um fenômeno comum, principalmente em ambientes que geram muito som, quando não é tratada, a reverberação atrapalha a acústica de locais como estúdios de gravação. Para um tratamento acústico adequado, é necessário inicialmente entender o que é reverberação e quais são seus efeitos. Para isso, neste post esclarecemos mais sobre o assunto. Confira!

O que é Reverberação?

Sons são formados por ondas mecânicas que possuem características como comprimentoamplitude, frequência e velocidade. Sendo assim, para que se propaguem, dependem de meios materiais  para serem conduzidas, como paredes, por exemplo. Além disso, podem ter comportamentos diferentes em relação ao meio que se propagam, sendo um deles a reverberação. Esse fenômeno se caracteriza pela continuidade da onda mesmo após o encerramento da emissão da fonte. Isso ocorre, pois há a reflexão dos impulsos sonoros por meio de superfícies. Na prática, é possível percebê-la devido ao seu barulho, semelhante ao eco. Assim, é um efeito sonoro que faz com que não se entenda o que é dito, cantado e tocado em um ambiente. E ambientes com características de revestimento e volume muito grandes tendem a sofrer mais com esse fenômeno, uma vez que sua superfície e a arquitetura do lugar (com janelas, por exemplo) pode prolongar o efeito. Por isso, salas de aula, restaurantes, escritórios, igrejas, auditórios e até casas de show podem exigir que haja um tratamento específico.

Por que tratar a reverberação?

A reverberação deve ser controlada ou tratada, pois prejudica a qualidade do som em diferentes locais. Além disso, pode causar danos à saúde, como:

  • dor de cabeça;
  • dificuldade de concentração;
  • zumbidos;
  • perda auditiva;
  • estresse;
  • insônia;
  • em empresas, perda da produtividade.

Além do desconforto sonoro, em ambientes fechados como estúdios e salas de música, pode afetar as atividades que exigem silêncio.

Como tratar

Algumas medidas podem ser realizadas para amenizar seus efeitos, como:

Contudo, para garantir que o tratamento acústico seja realizado adequadamente, é necessário buscar empresas confiáveis e experientes no ramo, como a Amplitude Acústica.

Diferença entre reverberação e eco

Ambos podem ser confundidos, já que são resultado de uma propagação que se mantém mesmo quando não há mais uma origem de som contínua. Entretanto, uma de suas principais diferenças está relacionada ao intervalo de tempo que os ouvidos necessitam para perceber a onda. Enquanto na reverberação o tempo é menor, causando uma não identificação da emissão de origem (são somente barulhos), no eco, o intervalo dura mais tempo (sendo possível identificar a onda original).

Conclusão

A reverberação, em diferentes proporções pode causar impactos no ambiente e até mesmo na saúde. Por isso, é preciso tratá-la corretamente de forma a impedir que afete espaços delimitados. Entretanto, é necessário compreender qual sua origem e como as ondas se comportam, já que qualquer medida só será efetiva se aspectos, como o revestimento acústico, forem realizados de acordo com os problemas específicos do projeto.

Summary
O que é reverberação?
Article Name
O que é reverberação?
Description
A reverberação é um fenômeno que se caracteriza pela continuidade da onda mesmo após o encerramento da emissão da fonte.
Author
Publisher Name
Amplitude Acústica
Publisher Logo



A Amplitude Acústica trabalha exclusivamente com projetos e soluções em isolamento acústico para Empresas e Indústrias de todo Brasil. Portanto, NÃO trabalham com apartamentos, casas e demais ambientes domésticos e residenciais.

Orçamento para Empresas via E-mail

Trabalhando para seu conforto acústico. Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta