× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3379-2258
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
Trabalhando para seu conforto acústico. Solicite um orçamento!

O que é isolamento acústico?

Você sabe o que é isolamento acústico?

O isolamento acústico é a forma como a propagação do som é restringida em um ambiente por meio de materiais específicos para esse objetivo. Dessa forma, é possível separar ondas sonoras para que não ultrapassem os limites definidos. Dependendo da potência do som e nível de isolamento, são definidos os materiais que reduzem os ruídos. Por essa razão, é necessário conhecer e procurar profissionais da área, uma vez que sem planejamento, podem haver falhas na execução do projeto.

O que é isolamento acústico?
O que é isolamento acústico?

Para que serve o isolamento acústico?

O isolamento acústico funciona como uma barreira, impedindo que haja poluição sonora. Por isso, é comumente utilizado em locais barulhentos como construções, fábricas, empresas, escolas de música, salas de cinema, casas e apartamentos. Dessa forma, garante um ambiente harmônico e mais silencioso.

Quais são os materiais usados no isolamento acústico?

No mercado são inúmeros os materiais utilizados para o isolamento acústico de espaços variados, como:

  • lã de rocha: composta por rochas basálticas com minerais e encontrada na forma de placa ou manta, é muito utilizada na construção civil e em fábricas. Além disso, destaca-se pela sua alta absorção acústica, custo-benefício e resistência;
  • lã de vidro: composta por filamentos de vidro (resultado de sílica, sódio e resinas sintéticas), destaca-se pela qualidade de seu isolamento acústico e térmico, sendo muito utilizado em fábricas de aviões e carros, além de escolas, teatros e hotéis;
  • revestimento acústico: composto por placas de lã mineral, destaca-se pela sua resistência ao fogo, sendo comumente utilizada em salas com geradores e locais com risco de incêndio;
  • espuma acústica: composta por poliuretano poliéster flexível, reduz significativamente barulhos e ruídos, sendo uma ótima opção para espaços que exigem o controle da reverberação.

Além desses tipos, há a lã de PET e borrachas sintéticas, resultado da reciclagem de garrafas e pneus.

Quanto custa para fazer o isolamento acústico?

É necessário atentar-se às técnicas e materiais utilizados, além do espaço em que será aplicado, pois impactarão diretamente no valor final do projeto. Por esse motivo, sempre é imprescindível buscar a orientação de uma empresa confiável.

Diferença entre isolamento e tratamento acústico

Embora tenham o objetivo de manipular o som, há diferenças significativas entre ambos: o isolamento impede que um som ultrapasse os limites de um espaço, enquanto o tratamento tem a intenção de aumentar a qualidade sonora (principalmente em salas de teatro, por exemplo), não necessariamente restringi-la. Entretanto, a lã de vidro e de rocha podem ser usadas nos dois casos. Neste post explicamos o que é isolamento acústico e suas principais características. Entretanto, enfatizamos que independente do seu objetivo, somente materiais de qualidade, técnicas aplicadas adequadamente e profissionais competentes podem garantir o sucesso do projeto.

Amplitude Acústica

Se você precisa realizar tratamento ou isolamento acústico na sua empresa, indústria, hospital, clínica ou estúdio de música, conte com a Amplitude Acústica. Entre em contato conosco, esclareça suas dúvidas e solicite um orçamento sem compromisso!

Summary
O que é isolamento acústico?
Article Name
O que é isolamento acústico?
Description
O isolamento acústico é a forma como a propagação do som é restringida em um ambiente por meio de materiais específicos para esse objetivo.
Author
Publisher Name
Amplitude Acústica
Publisher Logo


Deixe uma resposta