Mercado de isolamento acústico deve passar por crescimento rápido até 2028 | Amplitude Soluções Acústicas LTDA
Mercado de isolamento acústico deve passar por crescimento rápido até 2028
O mercado de isolamento acústico deve seguir em crescimento acelerado pelos próximos seis anos, segundo as conclusões de uma pesquisa de nível mundial publicada pela Zion Market Research. O relatório prevê que o setor se mantenha em expansão rápida até 2028.
O isolamento acústico é uma prática importante nos contextos da construção civil e do ambiente industrial. A área disponibiliza uma série de produtos voltados para diferentes situações, desde materiais usados para preencher paredes até equipamentos para isolar máquinas ruidosas nas indústrias.
De acordo com a pesquisa, o mercado de isolamento acústico apresentará uma alta taxa anual de crescimento composto. O texto destaca ainda o aumento da competitividade no setor, com o surgimento de novas empresas atuando na área.
O relatório fornece uma análise completa que perpassa todos os aspectos da indústria de isolamento acústico e abrange empresas como Basf, Knauf Insulation, Paroc, Kingspan, Saint-Gobain e Twiga. Todas são referências mundiais no mercado de isolamento acústico. A pesquisa foi conduzida nos EUA, América Latina, África do Sul, Oriente Médio, Europa, Ásia e Austrália.
O relatório contempla as variáveis macro e microeconômicas que podem afetar o mercado durante o período prognosticado, e destaca o enfoque particular que cada uma das empresas analisadas utiliza para se sobressair no mercado de isolamento acústico.
O que é isolamento acústico?
O mercado de isolamento acústico engloba uma série de soluções para evitar a propagação de ruído de um ambiente para outro, ou para confinar objetos geradores de ruído.
As práticas de isolamento acústico se aplicam tanto no contexto residencial, para garantir que sons não atrapalhem o cotidiano dos moradores, como no contexto empresarial, comercial e industrial.
No cotidiano do lar, é comum que sons desagradáveis causem estresse, como o ruído do trânsito ou dos vizinhos. O isolamento acústico oferece uma variedade de soluções para essas situações, como materiais para preenchimento de paredes, entre eles lã de vidro e lã de rocha.
Em 2013, passou a ser obrigatória, no Brasil, a existência de isolamento acústico nas novas construções, o que evita a disseminação de ruídos pelas paredes. Portanto, imóveis construídos depois de 2013 possuem uma grande vantagem em relação ao bem-estar dos moradores.
Para ambiente industrial e comercial, ou para lugares públicos em geral, o isolamento acústico prevê recursos como a porta acústica, a cabine acústica, a barreira acústica e o enclausuramento de máquinas, que podem ser instalados em indústrias, hospitais, escolas, shoppings, auditórios e casas noturnas.
Exigência do comprador impulsionam o mercado de isolamento acústico
Os resultados da pesquisa vêm a público em um momento de aquecimento do mercado imobiliário no Brasil, no qual o isolamento acústico tende a pegar carona.
O home office e o distanciamento social aumentaram o tempo que os moradores passam nos seus imóveis e também gerou novas necessidades. Ao ficar mais em casa, as pessoas puderam dar mais atenção às características e problemas do seu imóvel, o que levou ao aumento da exigência dos compradores de imóveis com relação a alguns confortos, entre eles o isolamento acústico.
Mas o cuidado com a acústica não é apenas um conforto. A OMS (Organização Mundial da Saúde) trata a poluição sonora como problema de saúde pública desde 2011. Além de estresse, o excesso de ruídos pode causar problemas psicológicos e até impotência sexual.
No ambiente profissional, os ruídos são um assunto sério. Sons incessantes, mesmo que baixos, podem diminuir a produtividade do trabalhador. Já os ruídos mais altos, como aqueles originados em maquinário pesado, podem levar até à perda gradativa da audição.
Clientes Atendidos
Projetos Acústicos