Mais do que inconveniente, barulho no trabalho é ruim para a saúde | Amplitude Soluções Acústicas LTDA
Mais do que inconveniente, barulho no trabalho é ruim para a saúde
Medidas de segurança no ambiente de trabalho podem assumir diversas formas. Em indústrias, investe-se em equipamentos de segurança e em treinamentos para evitar acidentes. Em escritórios, a ginástica laboral é um exemplo de preocupação com o bem-estar dos empregados.
No entanto, o barulho no trabalho é uma outra face da segurança laboral muitas vezes desprezada, mas que pode ter grande importância na rotina de uma empresa.
Definição de barulho no trabalho
Diferenciar “som” de “ruído” é um problema capcioso, pois pode dar margem a muita subjetividade. No entanto, a lei de trabalho brasileiro traz definições objetivas do que é o ruído em ambiente de trabalho.
A Norma Regulamentadora 9 da Secretaria do Trabalho lista o ruído como um dos riscos ambientais físicos para trabalhadores. Já a Norma número 15 define de maneira mais específica as características do ruído em ambiente de trabalho, como sua intensidade e intermitência.
A legislação menciona os tipos de ruído contínuo e intermitente. Também apresenta uma tabela de valores, na qual os limites de intensidade são inversamente proporcionais ao tempo de exposição ao ruído.
A exposição máxima a um ruído de 85 decibéis, por exemplo, é de 8 horas, ao passo que a um ruído de 115 decibéis é de 7 minutos.
O não cumprimento da adequação do ambiente pelo empregador pode levar a condenações judiciais e condenações correspondentes. Outros fatores influenciam no impacto do barulho no trabalho sobre os empregados, como a distância da fonte geradora, o tipo de ruído e disposições individuais.
Além da definição legal do ruído em empresas, há outros tipos de barulho no trabalho que podem trazer más consequências. As conversas em escritórios abertos, por exemplo, são comprovadamente piores para a produtividade do que ruídos difusos de baixa intensidade.
Consequências do barulho no trabalho sobre a saúde
Se barulho no trabalho tão pouco intenso quanto conversas paralelas e ruídos de escritórios trazem perdas para a produtividade, sons mais súbitos e duradouros chegam a trazer malefícios para a saúde.
O primeiro efeito nocivo que vem à mente é a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). Apenas a redução ou remoção de ruído ambiental pode conter esse mal, que é irreversível.
Embora a perda auditiva seja um problema grave, o ruído laboral pode trazer outros tipos de danos à saúde que não são relacionados exclusivamente à audição. Com efeito, a exposição a barulho no trabalho pode provocar distúrbios em:
- cérebro e sistema nervoso
- sistema circulatório
- sistema digestório
- sistema endócrino
- sistema imunológico
- sistema muscular
- funções sexuais e reprodutivas.
Também pode provocar problemas no psiquismo no trabalhador e desordens como hipertensão, insônia, dores de cabeça, redução da capacidade de concentração e de aprendizado e problemas cardíacos e gástricos.
Soluções acústicas para o barulho no trabalho
O tratamento acústico é o tipo mais completo de solução para o barulho no trabalho. O planejamento e a execução desse tipo de serviço são comuns em ambientes industriais, justamente para acatar às Normas Regulamentadoras citadas anteriormente.
O isolamento acústico apropriado pode ser aplicado aos ambientes do espaço industrial, além de outras soluções pontuais: implantação de cabinas de proteção, enclausuramento de máquinas e exaustores, por exemplo.
Por outro lado, o tratamento acústico para comércio é uma solução relevante tanto para a dinâmica de patrão e empregado quanto para o atendimento da clientela – mais confortável e convidativo quando o ruído está sob controle.
É de especial interesse o fato de que o conforto acústico dos ambientes comerciais geralmente é planejado juntamente com a decoração ambiente. Dessa forma, aliam-se saúde e bem-estar, produtividade nas vendas e estética.
As soluções acústicas para comércios também podem ser aplicadas a escritórios, que costumam oferecer ruídos menos intensos e abundantes do que o ambiente industrial.
Em todo caso, o estudo prévio das particularidades do ambiente em questão ditará as melhores estratégias, estruturas e materiais para solucionar os problemas específicos de barulho no trabalho. A saúde agradece!