O processo de isolamento acústico em indústrias exige um estudo das condições do ambiente, equipamentos que deverão ser isolados e quais os materiais adequados.
Atualmente, uma das formas mais agressivas que causam males irreparáveis ao ser humano é a poluição acústica. O ouvido humano aguenta sem sofrer danos, 8 horas de ruídos a 85 decibéis. O barulho é um agente nocivo presente na maior parte dos ambientes de trabalho, nos mais diversos segmentos, desde indústrias até o setor de serviços. Principalmente no setor industrial, os ruídos provocados por equipamentos podem ser altamente prejudiciais para a saúde e o bem-estar dos funcionários, prejudicando desenvolvimento de suas atividades e causando perda auditiva.
25% da população mundial está freqüentemente exposta ao ruído gerado por fábricas e indústrias
Embora o ruído seja um dos principais agentes prejudiciais em locais de trabalho e existirem medidas eficazes de controle, ainda são poucas as empresas que investem em soluções adequadas para a manutenção da saúde do trabalhador. No Brasil, pesquisas e dados do Ministério da Saúde apontam que a exposição ao ruído é a terceira maior causa de doenças ocupacionais.
Qual é a importância do isolamento acústico para as indústrias?
Uma indústria não pode parar e nem reduzir a produção. Por isso, o projeto para controle de barulhos excessivos deve ser pensado quando da construção da indústria. Quando isso não ocorre, aumenta a urgência de solucionar os problemas existentes para evitar que colaboradores sejam expostos diariamente ao barulho proporcionado pelos equipamentos. O isolamento acústico em indústrias é fundamental em empresas de grande porte que utilizam máquinas e equipamentos que emitam barulho acima do permitido, com o objetivo de se adequar às exigências da legislação brasileira. O barulho tem diferentes causas e todas elas devem ser estudadas e tratadas com objetivo de definir as viabilidades técnicas de sua redução. O mapeamento das necessidades é, sem dúvida, o primeiro passo em um projeto de isolamento acústico industrial. A variedade de equipamentos, seus tamanhos e formatos, assim como a intensidade de som que produzem, exigem que as soluções sejam planejadas especificamente para atender as necessidades. Da mesma forma, os materiais a serem utilizados poderão variar de acordo com realidade de cada indústria e suas características.
Principais soluções para isolamento acústico em indústrias pesadas
Enclausuramento de máquinas
Cria uma barreira em torno da máquina para impedir a saída de ruído.
Cabines acústicas
São utilizadas para proteger funcionários do ruído externo e manter o ruído interno quando não é possível enclausurar a máquina.
Barreiras acústicas
Criam uma zona de sombra que reduz drasticamente a propagação do ruído de equipamentos industriais.
Abafador de Ruídos
Pode ser instalados interna ou externamente e apresenta altos valores de atenuação
Amplitude Acústica
Lembramos que é muito importante contratar uma empresa com anos de experiência em isolamento acústico, para um serviço de excelente qualidade.