Isolamento acústico em condomínios: a eliminação de ruídos melhora a qualidade de vida | Amplitude Soluções Acústicas LTDA
Isolamento acústico em condomínios: a eliminação de ruídos melhora a qualidade de vida
Barulhos e ruídos indesejados são alguns dos fatores que mais afetam a qualidade de vida de moradores de condomínios e por isso a importância do isolamento acústico em condomínios. Poucas coisas são tão irritantes quanto ser acordado no meio da noite por um alarme de carro, ser forçado a ouvir o som de um vizinho contra sua vontade ou ter que pisar levemente para não incomodar as pessoas que vivem no apartamento abaixo de você.
Fora isso, as queixas provocadas pelo barulho excessivo ou fora de hora é um dos grandes pivôs de conflito entre os residentes, levando a um ressentimento desagradável e, em alguns casos, até a processos judiciais. Felizmente, existem soluções de isolamento acústico que podem ser elementos-chave para resolver o problema em quase todos estes cenários.
Quando se fala em isolamento acústico, na verdade, este termo se refere ao controle de som ou redução de ruído indesejado colocando uma barreira entre sua fonte, que pode ser uma garagem, um elevador ou o barulho de um apartamento vizinho, e seu alvo, ou seja, o ouvido do morador.
Reclamações por barulho em condomínios aumentou durante a pandemia
Segundo a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), as queixas relacionadas a ruídos dentro dos condomínios aumentaram 300% por mês, em comparação ao período anterior à pandemia. Na verdade, isso ocorreu pelo fato de que os moradores passaram a ficar mais tempo em suas residências, seja pelo distanciamento social ou pelo home office.
Fato é que quando a poluição sonora ultrapassa determinados limites toleráveis, ela pode afetar a saúde de qualquer pessoa, causando ansiedade, estresse, alterações do sono, hipertensão e até problemas cardiovasculares.
Embora normalmente exista regras definidas em uma convenção que determina os horários permitidos para determinados barulhos e ruídos em um condomínio, ou ainda a Lei do Silêncio vigente nos municípios que controla a poluição sonora e determina os limites de intensidade de sons, é difícil conter todas as interferências sonoras sem contar com soluções da arquitetura e da engenharia.
Barulhos em condomínios exigem uma indústria de isolamento acústico eficiente
Em um condomínio residencial de casas ou apartamentos com várias unidades, as fontes potenciais de ruído são quase infinitas. Entre as que mais geram reclamações de proprietários estão o barulho de pessoas andando ou ouvido TV e música muito alta; em seguida, as fontes mecânicas de som como ar-condicionado e elevadores; e por último o barulho de negócios próximos, como casas de festa, bares, clubes e lojas de varejo.
Nas últimas décadas, as regulamentações para ruídos e barulho nos condomínios de casas e apartamentos passaram a ser cada vez mais severas. Com isso, os produtos de isolamento acústico são bastante variados, com desempenho que depende das suas combinações na planta e na construção dos imóveis, ou até em uma reforma bem executada.
Medidas para o isolamento acústico no projeto e construção de condomínios
Profissionais especializados concordam que geralmente é mais barato incorporar conceitos de isolamento acústico em um edifício durante os estágios de projeto e construção, em vez de resolver um problema existente posteriormente.
Mas para muitos construtores a experiência auditiva em um condomínio é uma reflexão tardia. Afinal, a maioria das pessoas não percebe problemas de ruído até que o prédio esteja ocupado, e muitos empreiteiros não sabem o quanto um projeto acústico bem executado pode melhorar um edifício.
O uso de isolamento acústico nas paredes, janelas, teto e piso pode reduzir significativamente a transmissão de som, assim como escalonar a colocação de tomadas elétricas, interruptores e armários que, de outra forma, canalizar o som de uma unidade para outra.
Alternativas antirruído para paredes, teto, janelas e pisos
As paredes e divisórias são as barreiras verticais do ruído. O ideal para garantir um bom isolamento de paredes germinadas seria realizar o conceito de paredes duplas, com dois panos de alvenarias separados entre si e a cavidade preenchida com um material correto de isolamento. Paredes em drywall (estruturas leves de gesso) também são ótimas opções de isolamento acústico, além do custo mais baixo, da praticidade e leveza da instalação.
Quanto ao teto, também pode ser aplicado o drywall ou ainda há a opção de utilizar forros de madeira que, além de abafar ruídos, é excelente isolante térmico. Mas é preciso ter cuidado com os forros decorativos, pois na instalação de luminárias ou outros elementos como som, por exemplo, é necessária uma vedação muito bem feita para evitar que o ruído passe de um ambiente para o outro. Os forros acústicos, inclusive, ajudam a atenuar ruídos no próprio ambiente.
Janelas antirruído são ideais para áreas urbanas, com barulho de obras, tráfego de ônibus e sirenes de ambulâncias. Algumas delas conseguem diminuir até 50% do ruído proveniente da rua. Existe também no mercado algumas alternativas para serem instaladas sobre a janela já existente, ou ainda a possibilidade de implementação dos vidros duplos. Mas prepare-se – o som do silêncio não sai barato – uma janela que bloqueia ruídos pode custar bem mais do que as comuns.
Para o piso, materiais com boas qualidades de redução de ruído seriam necessários para atingir o isolamento acústico desejado. Depois de verificar se o contrapiso está perfeito, esteiras acústicas adesivas podem ser uma ótima solução. A qualidade do isolamento acústico também vai depende diretamente do peso do piso escolhido para o revestimento final.
Finalmente, o isolamento acústico de um apartamento ou casa de condomínio deve ser pensado desde o momento da construção do prédio, para garantir a proteção dos ruídos sonoros nos imóveis. Em casos em que o projeto arquitetônico não considerou a acústica, ainda há a possibilidade de adequar o espaço após finalização da obra, mas sempre levando em conta os transtornos de uma obra para os moradores e, obviamente, mais custos de reforma.
Clientes Atendidos
Projetos Acústicos