Espuma acústica para estúdio: como este material interfere na qualidade da música | Amplitude Soluções Acústicas LTDA
Espuma acústica para estúdio: como este material interfere na qualidade da música
Para garantir uma gravação com o máximo de qualidade, não basta apenas tecnologia digital ou equipamentos de última geração nos estúdios – os melhores resultados são obtidos em espaços acústicos profissionalmente precisos – e isso só é possível alcançar com isolamento e tratamento acústico adequados, que incluam materiais como a espuma acústica para estúdio, capaz de evitar os efeitos de eco, ressonância, reverberação e a interferência de sons externos.
O que é espuma acústica para estúdio?
A espuma acústica para estúdio é um material único, de células abertas, leve e poroso, capaz de absorver as ondas sonoras transportadas pelo ar, comumente usada para atenuar ou alterar as propriedades sonoras de uma sala de gravação.
Ao anexar espuma acústica a paredes, tetos, cantos e portas é possível controlar a vibração geral, os níveis de ruído e os ecos. Isso basicamente significa que os painéis de espuma acústica para estúdio de gravação absorvem as ondas sonoras, impedindo que o som se reflita em uma superfície lisa.
Por que usar a espuma acústica para estúdio?
A espuma acústica para estúdio é provavelmente o aspecto mais importante de um espaço de gravação musical. Se nenhum projeto para tratamento acústico for desenvolvido para um estúdio, a gravação poderá ser difícil de controlar e a mixagem difícil de dominar.
O ouvido humano só consegue distinguir dois sons – que chegam a ele com um intervalo de tempo superior a um décimo de segundo (0.1 s). O som percebido pelo ouvido resulta da sobreposição dos sons diretos e dos sons refletidos. Se a diferença de caminhos entre o som direto e o refletido for muito grande, a audição será confusa.
Ao instalar espuma acústica para estúdio, essa resposta sonora pode ser melhorada. A espuma acústica reduz a captação de frequências soltas durante a gravação, tornando o processo de mixagem e monitoramento muito mais limpo e definido. Isso resulta em gravações mais precisas e permite, inclusive, que se ouça exatamente o que se pretende gravar, sem que a sala tenha qualquer efeito desfavorável no resultado final.
A espuma acústica para estúdio melhora a qualidade do som
Geralmente encontrada em placas com perfis que variam de ovo a pirâmide, formas quadradas, cubos irregulares e cunha, a espuma acústica para estúdio é capaz de lidar com frequências altas e médias, simultaneamente. Para melhorar a qualidade do som de um estúdio, os especialistas instalam essa espuma exclusiva em áreas estratégicas, onde são necessárias misturas de som ideais. A espuma acústica para estúdio atuará como uma armadilha de graves que ajuda a reduzir os ecos e o efeito do ruído alto.
Espuma acústica melhora a estética de um estúdio
Além de seu importante papel na absorção do som e na minimização de ecos e ruídos de alta frequência, a espuma acústica para estúdio também ajuda a melhorar a estética de uma sala. Painéis de espuma acústica vêm em diferentes espessuras, formas e cores, o que significa que sua adição a paredes, cantos ou tetos pode complementar o design de um estúdio.
Problemas de acústica em estúdios de gravação
Quem já não teve problemas ao fazer uma mixagem em sua sala de gravação? Algumas vezes o grave pode estar soando muito alto – e o problema não está no instrumento – mas sim na acústica da sala que está refletindo muito as frequências graves.
Para uma acústica perfeita em um estúdio de gravação, a reverberação deve ficar em torno de 0,8 a 1,2 segundos, o que garante uma boa captação dos instrumentos musicais. Em um espaço com taxa de reverberação inferior a 0,8 segundos o som fica “seco”. Se a reverberação for superior a 1,2 segundos, novos sons misturam-se com a reverberação prolongada e com sons já emitidos antes, causando confusão. Isso explica porque ocorrem sons “distorcidos” em alguns estúdios de gravação. Uma batida na bateria, por exemplo, ao invés de gerar o som correto, emite outros sons que a própria sala reflete.
Tratamento com espuma acústica para estúdio corrige a reverberação do som
O tratamento acústico de um estúdio de gravação deve ser feito para deixar um ambiente com mais definição, permitindo que todas frequências, graves, médias e agudas, sejam escutadas com clareza. Para que isso ocorra é preciso diminuir a reverberação, incluindo nas paredes, pisos e teto, elementos que absorvam o ruído.
Existem alguns materiais que possuem essas características: tecidos grossos, cortinas, tapetes, móveis, madeira e espuma acústica para estúdio, entre outros. O revestimento das superfícies da sala com material absorvente acústico evita as reflexões do som. Mas é preciso ter cuidado, pois uma absorção excessiva pode criar um som morto na sala. A espuma acústica tem a capacidade de absorver o som. Aplicada nas paredes e teto do estúdio de gravação, essa espuma reduz o tempo de reverberação e as perturbações de sons indesejados ou ecos, proporcionando maior “limpeza” de gravação.
Além de minimizar os ecos sonoros em estúdios de gravação, a espuma acústica para estúdio também pode executar a mesma função em outros ambientes:
Home theaters
Casas de shows
Igrejas
Ginásios
Auditórios
Salas de treinamento
Centrais de telemarketing
Escritórios
Restaurantes
Indústrias
Isolamento acústico de estúdio de gravação
Para que um estúdio de gravação tenha uma boa acústica, o som gerado em seu interior deve permanecer 10 dB acima do ruído de fundo. Para isolar a interferência do barulho externo é possível recorrer à amplificação sonora, mas o melhor mesmo é investir também no isolamento acústico do estúdio de gravação. Diferentes materiais podem ser usados no revestimento das paredes de um estúdio de gravação para atenuar o som.
De uma forma geral, além da espuma acústica para estúdio, o uso de paredes duplas com lã de rocha aplicada entre elas tem grande eficácia. Outro ponto importante é isolar também portas e janelas. Existem diversos modelos de janelas e portas acústicas que servem para evitar a interferência do som, tanto no ambiente interno como no externo.
Com bastante pesquisa e uso dos materiais adequados, é possível fazer o isolamento e o tratamento acústico de estúdios de gravação sem maiores problemas. Lembramos que é muito importante contratar uma empresa com anos de experiência em isolamento acústico, para um serviço de excelência e qualidade.
Clientes Atendidos
Projetos Acústicos