Descobertas de materiais de isolamento acústico trazem inovação ao mercado | Amplitude Soluções Acústicas LTDA
Descobertas de materiais de isolamento acústico trazem inovação ao mercado
A utilização de materiais de isolamento acústico possui o objetivo de proporcionar conforto acústico aos moradores de uma residência, aos funcionários de um local de trabalho, aos clientes de um estabelecimento, aos transeuntes de uma via pública e a qualquer outra pessoa que se exponha a sons desconfortáveis. Porém, conforme as cidades ficam maiores e mais complexas, essa tarefa se torna mais desafiadora.
A vida moderna e as mudanças constantes na sociedade criam novas formas de disseminação da poluição sonora. A pandemia da covid-19, por exemplo, tornou comum que pessoas trabalhem nas suas próprias residências em funções que exigem concentração e silêncio, o que multiplicou conflitos entre vizinhos por motivos de barulho. Situações como essa levam à busca por novos materiais de isolamento acústico para resolver novos problemas que dificultam o dia a dia dos cidadãos.
Os mais inovadores materiais de isolamento acústico
A pesquisa por novos materiais de isolamento acústico segue a lógica da engenharia. Ou seja: quanto mais leve e eficaz for o material, melhor. Empresas das áreas de engenharia e automóveis, por exemplo, buscam descobrir materiais que sejam eficientes e reduzir a passagem de ruídos de um ambiente para outro e, ao mesmo tempo, não acrescentem peso excessivo a uma obra ou a um veículo.
Conheça alguns das mais recentes inovações na área do isolamento acústico:
Parafuso acústico
Uma das invenções recentes de maior relevância na área dos materiais de isolamento acústico é um parafuso muito simples, mas com um grande poder de reduzir a passagem de ruído através das paredes. O parafuso acústico possui uma mola, que é o segredo para impedir que as ondas sonoras que atingem a barreira acústica avancem para a parede externa.
A barreira acústica é um elemento importante e tradicional do isolamento acústico, mas ela não é capaz de impedir completamente a passagem de sons. Quando o parafuso é usado para afixar a barreira na parede, o ruído remanescente diminui em 50%.
“Com o nosso parafuso, você pode montar placas de gesso diretamente nas paredes, liberando espaço no chão, e um metro quadrado de espaço pode valer milhares de dólares”, afirma o professor Håkan Wernersson, da Universidade de Malmö, na Suécia, responsável pelo parafuso inovador.
Aerogel acústico
O aerogel acústico é um material de isolamento acústico voltado para a indústria aeronáutica – os aviões são meio de transporte que pode levar ruídos muito altos aos ouvidos dos seus passageiros. Trata-se do isolante acústico mais leve já desenvolvido, com peso pouco maior que 2 kg por metro cúbico. A leveza é fundamental para a indústria de aeronaves, já que qualquer peso extra se reflete em um consumo mais alto de combustível.
O aerogel de óxido de grafeno e álcool polivinílico possui uma estrutura semelhante ao merengue de cozinha e foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Bath, da Inglaterra. Além de ser tão leve, ele é muito eficiente – reduz a passagem de ruído em 80% – o que faz com que o som produzido pela turbina do avião durante a decolagem chegue aos ouvidos dos passageiros com uma intensidade equivalente à de uma batedeira de bolos.
Os materiais mais tradicionais de isolamento acústico
O isolamento acústico, porém, possui materiais muito bons que já vêm sendo usados há muito tempo e estão consolidados como solução para quem quer diminuir a poluição sonora ao seu redor. Saiba quais são alguns deles:
Lã de rocha
A lã de rocha é um material de isolamento acústico apropriado para construções residenciais e industriais. Ela pode ser usada em coberturas, forros, dutos de ar-condicionado e salas de máquinas, por exemplo. A lã de rocha é versátil – dependendo da maneira com que é fabricada, pode ser um material flexível ou rígido. De qualquer forma, é um material com alta durabilidade e, assim, evita danos ao meio ambiente.
Lã de vidro
Além de ser usada nas residências, a lã de vidro é um material de isolamento acústico muito comum em veículos, como automóveis, caminhões, aviões e barcos, em hospitais, edifícios comerciais e estabelecimentos como escolas, hotéis e teatros. É um material flexível e quase 100% reciclado, possui alta durabilidade e não queima nem se deteriora. A lã de vidro é composta por filamentos de sílica e sódio aglomerados por resinas sintéticas.
Espuma acústica
A espuma acústica tem a característica de absorver as ondas sonoras e, assim, evitar a reverberação de sons dentro de um ambiente. Reduz, portanto, o eco e, assim, facilita o entendimento de conversas. Ela é adequada para ambientes como estúdios de locução e gravação, igrejas, restaurantes, escolas e centrais de telemarketing. É um material de isolamento acústico que pode ser aplicado com muita facilidade no teto ou
Clientes Atendidos
Projetos Acústicos