A lã de rocha é composta de fibras originadas de basalto aglomerado com resina sintética e pode ser aplicada em forros, divisórias, em dutos de ar condicionados, em tubulações com baixas, médias e altas temperaturas de 50°C a 750°C.
O mercado brasileiro oferece a lã de rocha em forma de painéis e mantas revestidas ou não, com plástico auto-extinguível, de manta com “Kraft aluminizado”, de calhas e mantas com tela metálica para proporcionar maior resistência mecânica ao material.
As principais características da lã de rocha são:
– isolamento térmico; isolante acústico; – incomburente; – pH neutro, anti-parasita, não corrosivo e imputrescível; – não nocivo à saúde, mas seu manuseio e aplicação deverá ser feito com vestuário e luvas adequadas; – não poluente; – favorável custo/benefício. Lã de vidro é indicada para isolamento térmico A lã de vidro é mundialmente reconhecida como um dos melhores isolantes térmicos. É um componente formado a partir de sílica e sódio aglomerados por resinas sintéticas em alto forno. Devido ao ótimo coeficiente de absorção sonora em função à porosidade da lã, a onda entra em contato com a lã e é rapidamente absorvida. O mercado oferece em forma de manta, do tipo manta ensacada com polietileno, manta aluminizada, manta revestida com feltro para construções metálicas e manta de fibro-cerâmica para tubulações e equipamentos com temperaturas elevadas. Principais vantagens da lã de vidro: – é leve e de fácil manipulação; – é incombustível, ou seja, não propaga chamas; – não deterioram; – não favorece a proliferação de fungos ou bactérias; – não tem desempenho comprometido quando exposto à maresia; – não é atacada nem destruída pela ação de roedores.