Para o controle de ruídos em excesso, principalmente em ambientes industriais, é necessário tratamento acústico de forma a impedir que ondas sonoras atravessem os limites determinados. Por essa razão, há inúmeros tipos de técnicas com esse objetivo, como por exemplo:
- abafador acústico;
- atenuadores de ruído;
- cabine acústica;
- revestimento acústico.
Além deles, há o enclausuramento de máquinas, muito utilizado em indústrias e também em hospitais.
O que é enclausuramento de máquinas?
É um tipo de técnica em que há o confinamento de máquinas que geram excesso de barulho em um compartimento resistente a ruídos. Dessa forma, qualquer tipo de equipamento, seja pequeno, médio ou grande, pode ter o som gerado pelo seu funcionamento reduzido significativamente. Além disso, por lei, o excesso de ruídos é crime, pois pode gerar impactos na saúde de funcionários e pessoas das redondezas, inclusive afetando a produtividade.
O enclausuramento é usado em quais máquinas?
Assim como outras técnicas, o enclausuramento tem grande impacto em:
Geradores de Energia
Geradores mantêm o abastecimento elétrico quando há interrupção de energia elétrica. Entretanto, devido à sua estrutura e funcionamento, gera ruídos significativos, afetando todo o ambiente próximo. Por esse motivo, principalmente em hospitais, confiná-lo contribui para o bem estar de pacientes e funcionários.
Compressores Industriais
Seu funcionamento consiste em transformar o ar de serviços à vácuo, por exemplo, em ar comprimido. Dessa forma, devido ao deslocamento de suas peças e uso de muitos pistões, o barulho gerado é excessivo.
Máquinas Injetoras
Utilizadas em vários setores (desde a indústria alimentícia até a automobilística), esse tipo de máquina utiliza em seu processo de transformação dos materiais em moldes, vários processos barulhentos. Além disso, devido à sua estrutura composta por aquecedores, bocais de bombeamento e ejetores, em grande parte de seu funcionamento produz ruídos.
Centrífuga Industrial
Muito utilizada em fábricas e laboratórios, é utilizado no tratamento de líquidos, secagem, fabricação de produtos alimentícios (como óleo) e separação de substâncias. Entretanto, por conter um motor altamente potente, produz ruídos durante todo o processo de funcionamento, acarretando em desconforto sonoro.
Lavadoras Industriais
Comuns em ambientes no qual há grande quantidade de materiais têxteis (como hospitais e hotéis, por exemplo), as lavadoras geram barulho desde o batimento até a etapa de centrifugação, podendo causar transtornos quando não são isolados.
Conclusão
Para qualquer tipo de máquina industrial ou residencial geradora de som em grande escala, é necessário recorrer ao isolamento ou tratamento acústico de forma a garantir que não surjam consequências que afetem a saúde dos envolvidos. Por isso, nesse post foram citados alguns exemplos de maquinários comuns, que parcialmente ou em totalidade, produzem sons que podem ultrapassar o limite estipulado legalmente. E por esse motivo, necessitam de enclausuramento e aplicação de quaisquer outras técnicas complementares que reduzam seu impacto, como atenuadores ou abafadores. Entretanto, para garantir que o enclausuramento será realizado adequadamente e respeitando às normas de segurança, é necessário contratar empresas competentes e experientes no ramo, como a Amplitude Acústica, referência em isolamento sonoro.