Caso da Boate Kiss ressalta importância de isolamento acústico para casas noturnas | Amplitude Soluções Acústicas LTDA
Caso da Boate Kiss ressalta importância de isolamento acústico para casas noturnas
Oito anos depois de um caso que chocou o Brasil, o incêndio da Boate Kiss finalmente foi parar nos tribunais. O julgamento de quatro acusados durou 10 dias e os réus foram acusados do incêndio na casa noturna que causou a morte de 242 pessoas. Entre eles dois sócios da boate, o vocalista da banda e um auxiliar do grupo musical.
O julgamento evidenciou uma série de más práticas que gerou o incêndio que vitimou tantas pessoas e causou mais de meio milhar de feridos. O isolamento acústico para casas noturnas não pode ser um assunto decidido sem a consulta de profissionais ou sem dar a devida atenção.
O fogo começou quando o vocalista da banda Gurizada Fandangueira acendeu um artefato pirotécnico e as fagulhas deste tocaram a espuma que revestia a boate.
Essa espuma foi colocada para isolar o som do local, entretanto foi totalmente desaconselhada por um dos engenheiros, que foi testemunha no processo. Segundo o profissional, ele desaconselhou o uso da espuma utilizada e foi esse material que causou uma fumaça tóxica ao entrar em contato com as fagulhas, o que acabou causando a grande tragédia.
A escolha por esse tipo de espuma se devia ao fato dela isolar o som e conseguir destacar os graves das músicas, sendo pedida até por músicos em geral. O objetivo principal era diminuir a propagação do som e não incomodar vizinhos.
O problema é que qualquer projeto de isolamento acústico para boates precisa ser acompanhado por profissionais capacitados porque a escolha de material é uma decisão que envolve uma série de fatores, desde o ambiente que precisa ser trabalhado, qual será a frequência e muitos outros pontos. A chamada espuma de colchão, que foi utilizada (e tem menor custo), é totalmente inapropriada. Segundo um dos engenheiros que assinaram laudo sobre a Boate Kiss, uma espuma acústica não inflamável deveria ter sido usada, mas não foi.
Melhores materiais de isolamento acústico para casas noturnas
O investimento em soluções de isolamento e tratamento acústico é fundamental nos mais diversos negócios, especialmente os que lidam com música e grandes públicos. O conforto sonoro não serve apenas para não incomodar os vizinhos e seguir leis que legislam sobre poluição sonora, mas também para melhorar a própria experiência dos clientes e também criar um ambiente seguro.
Há diversas formas e materiais para usar em trabalhos para boates, casas noturnas e bares com som ao vivo. O ideal é confiar em uma empresa que tenha experiência no ramo e receber a visita de profissionais capacitados que saberão quais são as necessidades daquele ambiente, o que é possível fazer e até quais escolhas que são boas e cabem no bolso.
Os materiais que podem ser usados para o isolamento acústico para casas noturnas precisam ser resistentes e densos, para ter uma boa resistência à vibração sonora. O isolamento é feito por várias camadas, desde dry walls (muito usado em estúdios por exemplo) até a própria espuma.
A espuma acústica é feita à base de poliuretano poliéster flexível autoextinguível (anti-chama) e é ideal para os mais diversos ambientes, desde home theaters até escritórios de telemarketing, restaurantes e casas noturnas.
Ao pensar no isolamento acústico para casas noturnas, confie em profissionais capacitados e faça um investimento em materiais de qualidade, trabalhadores especializados e vistorias metódicas e periódicas.
Clientes Atendidos
Projetos Acústicos