Casas e indústrias podem conviver em harmonia com um bom tratamento acústico industrial | Amplitude Soluções Acústicas LTDA
Casas e indústrias podem conviver em harmonia com um bom tratamento acústico industrial
O ruído pode ser um problema sério na relação entre residências e indústrias. Se casas vizinhas podem registrar incidentes desagradáveis devido ao barulho, os horários e rotinas entre habitações e indústrias podem destoar ainda mais radicalmente.
O uso de solo pode variar muito de uma cidade para outra, com maior ou menor concentração de indústrias e residências numa mesma área. Nesses contextos, a possibilidade de reclamações de vizinhos é grande.
As legislações que regem a emissão de ruídos urbana são locais, portanto podem variar em níveis de intensidade, horários e sanções. Por isso, é difícil especificar quando medidas são necessárias.
No entanto, ambientes industriais objetivamente precisarão recorrer a uma estrutura muito útil para isolar suas instalações acústicas e evitar problemas com a vizinhança e com a lei: a criação de um tratamento acústico industrial.
O que é esse tratamento acústico industrial e as barreiras no isolamento acústico?
A barreira acústica cria uma zona de sombra, cujo efeito é a redução substancial da propagação de ruído. Ela é muito útil para a adequação de equipamentos industriais em situações de redução de barulho.
De fato, a utilização de barreiras acústicas pode ocorrer numa diversidade de situações e ambientes, como:
- Proteção e tratamentos acústicos de indústrias em geral
- Tratamentos acústicos de áreas de testes ruidosos
- Tratamento acústico de transformadores
- Proteção acústica de campi educacionais
- Tratamento acústico de geradores de energia
A barreira acústica pode ter aplicações pontuais sozinha ou ser combinada com outros produtos e soluções para adaptações sonoras, como atenuadores de ruído, enclausuramentos e outros. Com isso é feito o tratamento do ruído.
Como funciona a barreira acústica?
Em princípio, a barreira é alocada num ponto em que a propagação sonora é intensa. No caso de fábricas, a proximidade de maquinários ruidosos é um exemplo desse tipo de ponto.
A fixação é feita entre a fonte de ruído e o ouvinte. Num contexto industrial, a barreira acústica pode ser estruturada tanto para aumentar o conforto acústico de trabalhadores quanto de pessoas fora da instalação.
O efeito físico da barreira acústica consiste em refletir as ondas sonoras que colidem com ela, que resulta na difração e na transmissão delas. O resultado é o isolamento do som no ambiente.
A estruturação da barreira acústica requer a análise preliminar para que seja edificada de maneira adequada. A determinação do local exato e do material correto para o ambiente é um cuidado fundamental para o sucesso da empreitada.
Estudo de caso
A adaptação acústica pode evitar atritos entre indústrias e residências coexistindo no mesmo perímetro. Uma recente aplicação de barreira acústica como ferramenta para isolamento sonoro de ambiente industrial feita pela Amplitude Acústica é um bom exemplo disso.
A indústria KRONA Tubos e Conexões promoveu uma adaptação ambiental em sua estrutura produtiva em Joinville, Santa Catarina, justamente para que a vizinhança não fosse afetada pelo ruído gerado pela fábrica.
A KRONA é uma empresa produtora de tubos e conexões de PVC e acessórios hidráulicos que atua há 26 anos e divide suas operações entre três unidades de negócios, sendo uma delas em Marechal Deodoro (AL) e duas em Joinville (SC).
Com um portfólio de mais de 700 produtos, a empresa reúne 30 mil clientes em todo o país e no exterior, e sagrou-se como uma das maiores em seu ramo nos últimos anos. Para suprir uma demanda vigorosa, a automação está presente em várias etapas da produção.
Embora o maquinário moderno traga maior eficiência e agilidade produtiva, também traz consigo alguns efeitos colaterais. Um deles é o ruído industrial, que motivou reclamações de residentes no perímetro em que uma das unidades da KRONA está instalada.
A grande intensidade de ruído gerado em indústrias pede soluções mais potentes para suprimir as fontes e a circulação sonora do que processos similares em habitações ou ambientes comerciais.
Por isso, a Amplitude Acústica recorreu a técnicas tanto de tratamento acústico quanto de isolamento acústico, pedido para atenuações mais intensas. O resultado foi a redução do nível de pressão sonora em 10 dB(A).
A implementação do projeto demorou de outubro de 2019 a fevereiro de 2020, e as mudanças feitas são detalhadas abaixo.
Características técnicas
Início da obra: Outubro de 2019
Finalização: Fevereiro de 2020
Local da obra: Joinville / SC
Composição
Projeto estruturado por Amplitude Acústica com uso de:
- Sala Antecâmara
- Revestimento Amplisound
- Atenuador de Ruído Resistivo
- Barreira Acústica
Resultado
Nível de isolamento atingido: 10 dB(A)
Clientes Atendidos
Projetos Acústicos