Atenuador de ruído para exaustor: importância desta solução de isolamento acústico | Amplitude Soluções Acústicas LTDA
Atenuador de ruído para exaustor: importância desta solução de isolamento acústico
O forte ruído produzido por grandes máquinas e equipamentos em instalações industriais e fábricas precisa ser evitado para não prejudicar o ambiente de trabalho e a saúde dos colaboradores. Porém, apenas protetores auriculares não são suficientes na maioria das empresas, o que cria a necessidade de medidas alternativas, como a instalação de atenuador de ruído para exaustor.
É unanimidade afirmar que o atenuador de ruído para exaustor pode silenciar sons emitidos durante o processo de exaustão de ar ou vapor. Ele simplesmente se adapta a qualquer tubo de exaustão e pode atenuar praticamente qualquer ruído causado pelo movimento de ar ou de gás. Com isso, a empresa valoriza o espaço coletivo e adota uma importante medida de controle e conservação auditiva de seus funcionários.
Portanto, os atenuadores de ruído para exaustor reduzem a transmissão de efeitos sonoros indesejáveis, provocados por diversas fontes e ambientes de uma indústria, podendo ser instalados em diversas redes de dutos.
Esses dispositivos são encontrados em todos os tamanhos, desde um atenuador de ruído para exaustor simples, que é colocado na conexão de um duto, até um silenciador de exaustor de vapor grande o suficiente para uma caldeira.
Os atenuadores de ruído para exaustor são ideais para tratamento e isolamento acústico
Quase todos os regulamentos de ruído do mundo, incluindo os do Brasil, afirmam em palavras semelhantes “que o empregador deve tomar todas as medidas necessárias para garantir que os trabalhadores não sejam expostos a ruídos que excedam o limite máximo estabelecido por lei”.
Assim, a Norma Regulamentadora 15 – NR 15 – Atividades e Operações Insalubres – indica os “limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente”. Esta norma recomenda a máxima exposição diária permissível de 85 dB, para uma jornada de oito horas diárias de trabalho. Em referência à proteção contra o ruído, é salientada ainda a necessidade de limitar o risco de desconforto ou doença que o ruído pode gerar no ambiente de trabalho.
Para cumprir devidamente com o referido objetivo, as instalações industriais, fábricas, comércios, escritórios, hospitais e demais ambientes laborais passíveis de excesso de ruído devem ser concebidos e construídos de modo a que os seus elementos tenham características acústicas adequadas para minimizar a transmissão de ruído aéreo e de impacto, bem como as vibrações provenientes das instalações, de forma a reduzir o ruído reverberante de cada um de seus equipamentos, por exemplo com o uso de um atenuador de ruído para exaustor.
Infelizmente, na prática, muitos locais de trabalho contam apenas com proteção auditiva (ou não fornecem nenhuma), mesmo quando estão disponíveis medidas de controle de ruído bastante práticas, como atenuador de ruído para exaustor.
O atenuador de ruído para exaustor pode ajudar a manter os limites de decibéis no ambiente de trabalho
Seja em instalações industriais, fábricas ou outros ambientes, os sistemas de exaustores de ar são elementos fundamentais para oferecer conforto, garantir que o ar esteja limpo e de boa qualidade para a saúde, bem como adaptar-se às necessidades dos sistemas de produção; no entanto, um dos fatores que caracteriza estes sistemas é que constituem uma das principais fontes de ruído nas instalações industriais e fábricas. A forma mais eficaz de atenuar esta desvantagem é através da utilização e instalação de atenuadores de ruído para exaustor.
Esses atenuadores de ruído, também conhecidos como silenciadores acústicos, são dispositivos que têm a função de reduzir e atenuar o ruído produzido pelas instalações de exaustores.
Os ruídos produzidos por essas instalações geralmente vêm de várias fontes. Uma delas é a rotação das pás do exaustor, quando a energia é transmitida para a corrente de ar. Outra fonte é constituída por ruído mecânico; ou seja, tanto pelas partes rotativas dos exaustores quanto por alguns componentes do próprio sistema que são suscetíveis à propagação de ruído pelos dutos de ventilação. Finalmente, a fonte de ruído proveniente dos vórtices de ar que são gerados nas grelhas de saída do duto ou em outras áreas do mesmo.
Atenuadores de ruído são a solução mais eficaz para mitigar o barulho do exaustor
A instalação de atenuadores de ruído é essencial para alcançar o conforto acústico do sistema de ventilação, já que sua função é absorver os sons mais altos. Esses elementos são instalados nos dutos de ventilação e são construídos seguindo um rigoroso sistema de qualidade que permitem a redução sonora com a mínima perda de carga no sistema.
Geralmente são feitos de metais como alumínio ou aço com material acústico, com formatos e dimensões variadas, podendo ser fixados através de flanges com parafusos e juntas de vedação flexível, permitindo fácil manutenção. Também são adaptáveis tanto em alvenaria como em outros materiais.
Onde podem ser aplicados os atenuadores de ruídos?
Os atenuadores de ruídos podem ser aplicados em diversos ambientes interno ou externo às edificações, com opção de venezianas contra chuvas e outras condições climáticas; e sistemas de ventilação como exaustores ou ventiladores, também conhecidos como sistemas de ventilação de ar forçado.
A utilização de atenuador de ruído é comum em aplicações como:
- Sala dos grupos geradores;
- Sistemas de ventilação e Exaustão;
- Bombas;
- Centrais de refrigeração;
- Caldeiras;
- Torres de refrigeração;
- Máquinas Industriais;
- Salas de Compressores;
- Casas Noturnas;
- Restaurantes;
Lembrando que a escolha correta e um projeto adequado que inclua atenuadores de ruídos nas instalações, feito por profissionais especializados, será fundamental para o isolamento acústico do ambiente.
Clientes Atendidos
Projetos Acústicos