A importância do isolamento acústico para escritórios | Amplitude Soluções Acústicas LTDA
A importância do isolamento acústico para escritórios
A produtividade das equipes e o isolamento acústico para escritórios têm uma ligação – e isso é inquestionável. Quando um ambiente é muito barulhento ou suscetível de ruídos indesejáveis, não só o desempenho e a atenção no trabalho são afetados, mas as pessoas passam a sentir seus efeitos na saúde.
A exposição prolongada aos sons altos e perturbadores pode causar problemas auditivos e também outros prejuízos físicos e mentais. Estes, em virtude das reações fisiológicas, estão relacionados a doenças cardíacas, hipertensão, dores de cabeça, problemas gástricos, além de sintomas psicológicos como estresse, irritabilidade, ansiedade e depressão.
Motivos para fazer isolamento acústico para escritórios
Além do isolamento acústico para escritórios ser essencial para o bem-estar dos funcionários, também pode ser uma estratégia para melhorar os resultados da empresa. Pessoas que trabalham em um ambiente sem ruídos, com uma boa acústica, podem concluir suas tarefas diárias com conforto e pontualidade. Isso também ajuda na comunicação entre colegas, sem interferência de outras áreas, levando a conversas mais claras e maior privacidade.
Outro motivo para insonorizar um espaço de escritório tem a ver com as impressões de outras pessoas. Ao receber clientes para reuniões ou tentar atrair novos talentos em uma entrevista, por exemplo, essas pessoas devem ser recebidas em um ambiente profissional, ou seja, sem uma sinfonia cacofônica à sua volta.
Do ponto de vista estético, as soluções de isolamento acústico para escritórios também podem ser usadas para adicionar estilo e complementar o esquema de cores corporativo. Os materiais de isolamento acústico para escritórios estão disponíveis em uma ampla variedade de cores e designs, que podem absorver o som e manter uma área mais silenciosa – desde painéis vibrantes e paredes acolchoadas até vidros laminados, telas modernas, grades de teto, carpetes, cortinas e estofados.
Soluções para isolamento acústico para escritórios
O ruído excessivo não deve ser um desafio quando se trata de trabalhar em um ambiente de escritório. Com a poluição sonora ininterrupta cada vez mais comum nas grandes cidades, arquitetos e engenheiros estão conscientes da importância da insonorização, motivados a melhorar o desempenho acústico dos edifícios.
Já no projeto de construção ou reforma, os empreendimentos devem sempre contar com empresas especializadas para ter os melhores resultados em isolamento acústico para escritórios, evitando assim que os funcionários reclamem que não conseguem ouvir a si mesmos, quando ocuparem os seus postos no futuro.
Ao criar um espaço corporativo é útil avaliar as necessidades de isolamento acústico de acordo com o modelo de negócios. Se uma empresa depende de pessoas ao telefone durante a maior parte do dia, por exemplo, talvez seja necessário pensar em ambientes separados e com maior isolamento; já se todos ocupam um piso plano aberto, é preciso considerar outras barreiras de bloqueio de som.
Outras dicas de isolamento acústico para escritórios
Coloque os eletrônicos estrategicamente. Qualquer coisa que faça barulho, como uma televisão ou sistema de videoconferência, deve ser colocada em uma área que não tire a atenção ou atrapalhe algumas funções. Por exemplo, evite colocar esses dispositivos ao lado de pessoas que estão falando o tempo todo no telefone.
Interiores sem ruído são uma prioridade para os escritórios, pois geralmente estão localizados em ruas movimentadas. Ruídos altos penetram no espaço do escritório através de portas e janelas, então determine a necessidade de isolamento acústico destes elementos. Se houver muito barulho na rua, talvez a solução seja janelas de vidro duplo. No caso de um escritório em um corredor que ecoe o som, talvez seja necessário adicionar portas com abafador de som.
No caso de uma mudança de endereço de escritório e uma possível reforma, o projeto de isolamento acústico pode incluir a trocar de materiais – substituir os que permitem que o ruído circule por opções mais silenciosas. Por exemplo, é possível substituir portas antigas, divisórias, pisos, entre outros, por materiais que efetivamente possam barrar a transmissão de som.
Clientes Atendidos
Projetos Acústicos